Limpando a fila de impressão do CUPS

O CUPS é um sistema de impressão muito usado no Linux, e é o que o Ubuntu utiliza para gerenciar as impressões feitas no sistema. É possível utilizá-lo para adicionar e remover impressoras, além de gerenciar a fila de impressão.

Às vezes acontece de, ao tentar imprimir algo, a impressão falhar e o trabalho ficar preso na fila de impressão. Quando outro usuário tentar imprimir, não conseguirá pois tem um trabalho travando a fila, e também não conseguirá cancelar a impressão pois foi outra pessoa que a iniciou. Mostrarei aqui como fazer para limpar de uma vez toda a fila de impressão através da interface web de gerenciamento do CUPS.

No Ubuntu 7.10, a configuração do CUPS é feita pelo system-config-printer (acessível via Sistema -> Administração -> Impressão). Entretanto, é possível configurá-lo diretamente pela sua página de configuração digitando em um navegador o endereço http://localhost:631/.

CUPS - interface de configuração

Para que um usuário possa fazer modificacões nas configuracões do CUPS (utilizando essa interface ou até mesmo o system-config-printer), é preciso que ele tenha permissão para isso, e uma maneira de lhe dar permissão é adicioná-lo no grupo lpadmin.

Para isso, acesse Sistema -> Administracão -> Usuários e Grupos. Se estiver utilizando o Ubuntu 8.04 (Hardy), clique em “Unlock” e digite a senha do seu usuário. Clique em “Gerenciar grupos”, selecione o grupo lpadmin e clique em “Propriedades”. Agora, é só selecionar o(s) usuário(s) que terá(ão) o privilégio de gerenciar o sistema de impressão.

Para limpar a fila de impressão, basta acessar o link http://localhost:631, clicar em “Printers” e, nas opcões da impressora, clique em “Cancel All Jobs”. Digite então um usuário que está no grupo lpadmin e a sua respectiva senha, apertando “OK” em seguida.

Um atalho para esse caminho é digitar de vez no navegador o endereco http://localhost:631/admin/?op=purge-jobs&printer_name=PDF.

About these ads

2 Responses to “Limpando a fila de impressão do CUPS”


  1. 1 Luciano sexta-feira, 14 janeiro, 2011 às 7:49

    brigadão em, revelou a solução maior!!!


  1. 1 Impressora HP 1020: fazendo-a voltar a funcionar « Blog do joaoolavo Trackback em sábado, 5 abril, 2008 às 7:43

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




Feed RSS completo

Arquivos


Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

%d blogueiros gostam disto: