Dicas para o Red Hat Certified Engineer (RHCE) Rapid Track Course – RH300

Semana passada realizei em São Paulo, na sede da Red Hat no Brasil, o curso RH300, que reúne, em apenas 4 dias, os cursos RH033, RH133 e RH253. No quinto dia, ocorre a realização da prova para obter a certificação RHCE (Red Hat Certified Engineer).

Fui para o curso sem saber muito o que vinha pela frente, se estava preparado, quanto de conhecimento eu teria que ter para poder me dar bem na prova do último dia, etc.

Com isso, resolvi listar alguns pontos para quem está com essas mesmas dúvidas que eu tinha, além de listar algumas dicas e como foi a minha estratégia de estudo. É óbvio que a estratégia para estudar é muito pessoal, mas acho que ajuda a ter noção do quão pesado foi para mim tirar essa certificação (sim, fui aprovado no final ;) ).

Para começar, vamos aos meus conhecimentos anteriores em relação ao conteúdo do curso:

  • Trabalho com CentOS, não Red Hat. Quanto a isso, não senti nenhuma dificuldade.
  • Estou acostumado a configurar rede direto nos arquivos de configuração, formatar partições com fsck fdisk e criar sistemas de arquivos, utilizar o cron, gerenciar usuários, configurar NIS, criar virtual hosts no Apache e configurar autofs.
  • Já tinha estudado iptables, mas fui para o curso sem lembrar de nada. iptables é importantíssimo (talvez uma das coisas mais importantes), mas consegui reaprender tudo só com as aulas mesmo.
  • Não sabia nada de selinux, PAM, RAID, LVM, SUID, SGID, sticky bit, ACLs, quota, XEN, IPv6, LDAP, tcp_wrappers, BIND, .htaccess, Squid, FTP, NFS, Samba, sendmail, postfix e dovecot.

Acho que com esses dados dá para ver o porquê da minha dúvida de eu estar preparado ou não! Deveria fazer o RH133 e RH253 antes? Para ser sincero, mesmo o curso durando somente 4 dias, metade do tempo para fazer os outros 2 cursos, não senti falta de nenhum conteúdo durante a prova e o material que eles forneceram cobriu tudo.

Segui a seguinte estrategia para aprender todos esses assuntos em um tempo curtíssimo:

  • Ficar depois do horário para terminar todos os labs da apostila.
  • Ao chegar em casa/hotel após a aula do dia, escrever um resumo dos capítulos visto no dia, listando os comandos, portas que as aplicações utilizam, etc.
  • No último dia/dia da prova, reler todos os resumos e confirmar que sabe de cabeça os comandos de cada serviço.
  • Reler também toda a apostilas e os labs resolvidos.

E finalmente, para auxiliar durante a avaliação, eu aconselho o seguinte:

  • Para cada arquivo que você terá que configurar, procurar no repositório um pacote que tenha algum arquivo de exemplo para te auxiliar a configurar os serviços – além de ler o man dele.
  • As ferramentas gráficas são suas amigas – um “yum install system-config-*” não é nada mal. ;)
  • Ouça os conselhos do instrutor, e foque no que ele está passando, sem querer ir além do que o material ensina.
  • Na dúvida de qual comando usar, ou qual arquivo de configuração ou pacote faz o que você precisa, utilize o “man -k palavra-chave”, procurando pela palavra-chave do que você está configurando (por exemplo, “man -k smb | grep selinux”).
  • Não se esqueça de persistir as modificações! Tudo tem que continuar funcionando após o boot da máquina.

Essa foi a minha experiência. Cada um tem que avaliar por si só qual escolha fazer. Realizar os cursos individualmente – e não em um rapid track – também é muito importante pois você se acostuma com os comandos e configurações com muito mais calma.

27 Responses to “Dicas para o Red Hat Certified Engineer (RHCE) Rapid Track Course – RH300”


  1. 1 Luiz Alberto segunda-feira, 29 março, 2010 às 2:07

    João, parabens pela conquista.Estou estudando para a prova RHCE que irei fazer em junho na Synos em BH.
    Provavelmente não irei fazer o curso, pois não tenho como bancar, e a empresa que trabalho ainda não tem esta politica, mais ainda chegaremos lá. Quero agradecer pelas dicas, sei que não é uma prova facil, mais também não e impossivel. Alguns colegas já fizeram e conseguiram passar, na verdade depende do esforço de cada um. Mais uma vez, parabens, muito bom, vejo as certificações como positivo de varias maneiras, concentração, busca, disciplina, objetividade, e é isso ai, abraços.

  2. 2 Luiz Agostinho (fl0cker) quinta-feira, 1 abril, 2010 às 3:44

    Opa, valeu por dividir sua experiência conosco, espero em breve obter essa certificação também!

    Abraço!

  3. 3 saboteaur sexta-feira, 2 abril, 2010 às 2:32

    formatar partições com fsck????

  4. 5 Diego sexta-feira, 2 abril, 2010 às 9:34

    Parabéns por ter passado!

    Há quanto tempo você trabalha com linux joão?

  5. 7 JCCyC sexta-feira, 2 abril, 2010 às 9:35

    Qual o preço do pacote todo?

  6. 10 Tom segunda-feira, 27 setembro, 2010 às 2:06

    Olá Amigo parabens.

    Vc pode me passar seu e-mail, para conversamos mais sobre a prova, comecei a estudar agora.

    O meu é msndotom@hotmail.com.

    Abs

    Tom

  7. 11 Thiago terça-feira, 28 setembro, 2010 às 6:28

    Boa tarde João…

    eu irei fazer o RH300 agora em outubro/2010, já trabalho com redhat desde a versao 7.0, mas em se tratando de uma certificação sempre ficamos um pouco ansioso.

    O material que o curso oferece, é possível vc me repassar para dar um olhada com antecedência e ir estudando aos poucos?

    Meu email andrade.th@gmail.com

    Grato,

    Thiago

  8. 12 Victor terça-feira, 26 outubro, 2010 às 12:25

    Prezado João seria possivel me encaminhar o material do curso para estudo? O meu email é victorcalasans@gmail.com

  9. 13 João Olavo Vasconcelos terça-feira, 26 outubro, 2010 às 1:12

    Pessoal, não posso encaminhar o material. =/

  10. 14 Hugo Carvalho quarta-feira, 24 novembro, 2010 às 11:35

    João, primeiramente parabéns pela conquista. Cara, eu estou no dilema de como será o desenvolver desta prova, sei que tem o processo de questões e o hands-on. Me tira uma duvida, eles passam antes da prova como é o processo de avaliação deles no hands-on e etc? Se possível, me informa se vc achou muito difícil essas etapa “mão na massa” e qual foi sua maior dificuldade?

    Obrigado desde já!

    • 15 João Olavo Vasconcelos quarta-feira, 24 novembro, 2010 às 11:45

      @Hugo, é só prova prática mesmo. Você terá uma máquina e executará as questões. “Crie um usuário via Samba”, “Dê permissão de leitura…”, etc.

      O problema é só o tempo da prova. Muito curto para perder tempo com alguma coisinha…

      Os labs da apostila são bem parecidos com o que pode ser cobrado na avaliação.

      Achei bem interessante a avaliação, porque testa a pessoa na prática, em não em decoreba com questões de marcar X. A dificuldade foi o tempo mesmo. Errei uma coisinha, perdi tempo. Aí foi correr para fazer o resto. Por exemplo, eu planejava reiniciar o micro a cada questão terminada, para verificar a persistência da modificação feita. Mas depois percebi que não ia ter tempo para isso.

  11. 16 Cassiano quarta-feira, 22 dezembro, 2010 às 10:22

    Joao, parabens só mais uma duvida quanto a certificação RHCE, meu ingles é precário será que é possivel fazer o curso e prova mesmo assim??

  12. 17 João Olavo Vasconcelos quarta-feira, 22 dezembro, 2010 às 10:44

    @Cassiano Acredito que da para fazer sim. A prova pode ser feita em portugues, e o inglês da apostila é bem técnico mesmo.

  13. 18 Daniel Oliveira segunda-feira, 3 janeiro, 2011 às 12:02

    Opa pode entrar em contato comigo por email por favor!

    danieloliveira NOSPAM @gmail . com

    pode deletar esse comentario

  14. 19 Andre Dantas segunda-feira, 3 janeiro, 2011 às 3:14

    Olá João,

    Parabéns pela certificação! Trabalho com linux a 10 anos, sou certificado LPI, LPC-1, porém minha distribuição de escolha é o Debian e seus derivados. Ja utilizei o CentOS e Fedora por algum tempo em uma empresa que trabalhei por uns 2 anos mais isso ja fazem 4 anos. Agora por motivos de forças maiores preciso ir para o Redhat.

    Seu artigo ja me ajudou muito, mais vi que você ja estava atualizado no CentOS que é basicamente a mesma coisa, certo?

    Você acha que vou pastar se eu fazer o rapid track?

    Valew!

    André Dantas

  15. 20 Hugo Luiz domingo, 6 fevereiro, 2011 às 2:50

    Nossa… Meus Parabens
    sucesso para voce…
    espero sair bem na prova..

    teclado ingles,

  16. 21 Leonardo Macedo "cROMADO" quarta-feira, 9 novembro, 2011 às 8:51

    Mês que vem, estarei prestando a RHCE, vou me dedicar ao máximo, pois o curso rapid track + prova são bem caros.
    Já tenho a LPI1 e LPI2, más estou com o pé atrás com a RHCE.

  17. 22 Paulo Silva segunda-feira, 5 dezembro, 2011 às 4:06

    Aí João…

    Primeiramente parabens.. é sempre bom alcançar uma certificação…

    Entre em contato por favor quero pegar mais informações sobre o curso.

    lanseg@bsd.com.br

    Superobrigado…

  18. 23 Robson Ramos quarta-feira, 15 fevereiro, 2012 às 11:12

    Amigo estou estudando para a prova, vc poderia me add no msn
    robsongr@hotmail.com

  19. 24 Waldemar Dibiazi Junior quarta-feira, 5 dezembro, 2012 às 3:14

    Caro João, boa tarde ! Sei que está atrasado o comentário, mas parabéns pelo RHCE. Gostaria de saber se voce pode enviar o material que utilizou para estudar para a certificação RHCE…….. meu e-mail é waldemar_jr@hotmail.com
    Tenha uma ótima tarde.

  20. 25 Jimie Almeida sexta-feira, 11 outubro, 2013 às 5:51

    Olá estou começando os estudos para tirar a certificação RHCE mas soube que para receber a carteirinha é preciso tirar a RHCSA, gostaria de saber se você tem algum material pra me passar.
    jimie.almeida@gmail.com

    Vlw

    • 26 waldemardibiazijr sexta-feira, 11 outubro, 2013 às 8:00

      Dependendo do tempo, conhecimento e experiência que tiver disponível, compensa um curso Fast Track na Savant em São Paulo.
      Entretanto se quiser materiais, tenho os materiais digitalizados para os cursos preparatórios que são base para o RHCE, qualquer coisa me manda um e-mail waldemar_jr at hotmail.com


  1. 1 Dicas para obter certificação RHCE Trackback em quinta-feira, 1 abril, 2010 às 3:30

Deixe uma resposta

Feed RSS completo

Arquivos


Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

